Together Forever.

Daisypath Anniversary tickers

8 de março de 2010

Imperdível! Igreja cria curso para sogras!!!

Essa veio em uma boa hora! Matéria do Bonde.
"Igreja dá curso para sogra não separar casal
Interferência da sogra é citada como uma das principais causas de divórcios

Interferência da sogra é citada como uma das principais causas de divórcios Com a finalidade de prevenir crises conjugais, uma arquidiocese italiana decidiu abrir um curso na cidade de Udine, no norte da Itália, para ensinar sogros e sogras a não interferir na vida de casal de seus filhos.

O curso - chamado "Famílias em diálogo, como ser pais eficientes com filhos que vivem a experiência de casal" - é organizado pela arquidiocese da região de Friuli e financiado pela prefeitura de Udine.

Serão três aulas, uma vez por semana, a começar nesta sexta-feira. O curso é gratuito, e sogros e sogras podem participar individualmente ou em casal.

Durante os encontros, psicólogos vão ensinar os sogros a não se intrometer demais na vida familiar de seus filhos e a auxiliar na criação dos netos, respeitando as escolhas dos pais.

De acordo com os organizadores do curso, as intromissões de sogros e sogras desencadeiam discussões entre pais e filhos e sobretudo entre os sogros e os cônjuges de seus filhos, o que muitas vezes leva à dissolução de relações que pareciam sólidas.

A arquidiocese diz que o curso, que ainda será levado para outras cidades italianas, pretende ajudar os sogros a discutir seus problemas e a se colocar em seu devido lugar no âmbito familiar.

Causa de divórcio

Segundo pesquisas citadas pelos organizadores do curso, a intromissão dos pais na vida dos filhos casados é uma das principais causas de divórcio na Itália.

"Estudos evidenciam claramente que ao menos três em cada dez casamentos entram em crise por causa dos sogros. Em algumas regiões, essa proporção chega a 50%", diz o padre Giuseppe Faccin, responsável pela pastoral da família da arquidiocese de Udine.

Os dados divulgados pelo sacerdote são confirmados pela associação italiana dos advogados especializados em divórcios. A intromissão de sogros seria tão grave quanto a infidelidade conjugal, segundo a entidade.

O organismo calcula que cerca de 30% das separações judiciais ocorrem por causa dos sogros. As relações mais problemáticas seriam com as mães dos maridos, que muitas vezes entram em competição com as noras.

"Educar um sogro, ou mais frequentemente uma sogra, significa antes de mais nada recuperar a relação dele com seu próprio cônjuge", afirmou Faccin ao jornal Messaggero Veneto, de Udine.

Na avaliação do padre, com o casamento dos filhos, os pais precisam encontrar seu próprio equilíbrio como casal.

Segundo Faccin, após muitos anos dedicando-se à prole, a relação do casal enfraquece e os pais acabam se debruçando novamente sobre os filhos, mesmo quando eles já se casaram e geraram suas próprias crianças.

"(Os sogros) Deveriam aprender a ser avós e a deixar de se intrometer nas escolhas educativas dos filhos", afirma o sacerdote."



A minha sincera opinião sobre isso:
Eu acho que essa moda deveria chegar aqui no Brasil logo. Alow, padres, pastores, coroinhas e carolas de plantão: agreguem um curso de concientização para sogras em suas paróquias também!
Assim como o curso para noivos, o curso para sogras é algo indispensável para a boa convivência.
Tem muita sogra sem noção por aí que pensa que pode continuar mandando na vida do filho casado. Nesses casos, seria sim muito bom essas senhoras fazerem esses cursos.
Mesmo casado, o filho continua sendo dela, mas passa a ser um filho com vida própria e independente. Um filho casado é um filho adulto, que pode decidir a própria vida, o que quer para si. É adulto o suficiente para ter seus próprios filhos e criá-los da maneira que melhor julgar. Que pode escolher a forma mais eficiente de administrar seu lar. Que sabe exatamente onde aplicar cada centavo de seu salário.
Filho casado é filho criado.

8 comentários:

..Mônica.. disse...

concordo com vce!
=D
minha sogra é uma amor!
nao sei se é pqe o marido já morava sozinho beeem antes do casamento, mas ela é um amor!
beijos, parabéns pra nós, boa semana!

Fatinha disse...

eu tb concordo com vc, minhas sogras são mt boas, mas uma delas se mete bastante as vezes na tentativa de ajudar!!!

CAMPANHA CURSO PARA SOGRAS JÁ!!
rsrs

bjao

Cécil disse...

O Manoel viu essa reportagem na TV...agora ele pega direto no pé da minha mãe por causa disso...Os dois são das figuras...

Bjokas

Oi disse...

queridaaa!!
concordo com o teu post ^^
as sogras deveria mesmo fazer curso pra aprender a lidar com situação nova!! rs

tem mesmo mta sogra q faz com o casamento dos filhos acabem!!
isso não tem sentido!! ai ai xD
asopapaksoaks...

espero q todas curtam e façam esse curso, acho q recomendarei pra minha..
hihihihihi ;D

Oi disse...

aaah querida!!
estava vendo suas fotos do casamento no teu orkut,
vc fez um mini casamento só pra vc e sua família??

queria conversar com vc mais sobre isso, se puder ^^
é q tbm desejo um assim, + simples e mesmo assim lindo e romântico!! :D

beijão ♥

Erikinha Bertholdo disse...

Oieee flOr tdo bem?
se viu Deus é boum dimaiss meninas ja fechei tdo vou conseguir pagar tdo sem fika no sufoco foi DEus mesmoo rsrsr
Bom qto as sogras eu naum tenho o que dizer pq nem conheço a minha ela mora em Fortaleza e a gente aki em são paulo mas se a mãe for igual a vó pelo amor precisaa urgente desse cursoo kkkkkk

bjusssssssssssss

Unknown disse...

Amei...

Unknown disse...

Amei...